sábado, 9 de outubro de 2010

RESGATE DE MINEIROS NO CHILE

OLA AMIGAS E AMIGOS
DESDE 16 DE AGOSTO DE 2010, QUE ESSE COMPANHEIROS ESTÃO PRESOS EM UMA MINA NO CHILE, CHEGOU A HORA DE SEREM RETIRADOS...
presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou em pronunciamento que a próxima terça-feira (12) será um dia de "emoção e de lágrimas", quando os 33 mineiros presos há 64 dias devem ser finalmente resgatados. Piñera comemorou ainda a notícia de que a perfuradora T-130, responsável pelo Plano B de resgate, conseguiu chegar neste sábado ao local onde estão os mineiros.

"O que começou em 5 de agosto como uma possível tragédia, com a ajuda de Deus, está terminando como uma verdadeira benção", disse Piñera, que chegou a apelar a Deus pela vida dos mineiros, durante os 17 dias em que não se sabia nem ao menos se estavam vivos.

Piñera afirmou ainda que, como presidente chileno, gostaria de estar na mina San José no dia do resgate. Sua agenda, contudo, inclui uma visita de Estado na segunda-feira ao Equador. "Mas farei todo o possível para estar na terça-feira na mina". Ele deve viajar direto de Quito para Copiapó.

"Os mineiros, seus familiares, as equipes de resgate, o governo e todos os chilenos deram uma mostra de unidade que é reconhecida pelo mundo inteiro", disse o presidente. "Eu espero poder compartilhar este momento com o qual sonhei tantas vezes, sonhei tantas vezes em ver os mineiros sair desta montanha. Vai ser um dia de emoção, de lágrimas, emoção que vai refletir a emoção de um povo inteiro que verá como resgatamos os mineiros que estão presos na montanha".

Especialistas avaliarão as condições do túnel para definir qual o melhor procedimento para o resgate dos 33 mineiros. As equipes de resgate passarão uma câmera de vídeo para uma primeira impressão sobre a condição das paredes do poço de 624 metros e avaliar os planos de detonar a parte final do poço para alargá-la. O processo todo pode levar de três a oito dias, segundo estimativas do governo.
COMENTE ESSA MATERIA VOCE ESTÁ NA APELLUZ BLOGDOSISAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário