OLÁ AMIGAS E AMIGOS@@@@@@
PODEM RECLAMAR DOS PREÇOS, MAIS NAO DO JAIR BOLSONARO.......... ..
VEJAM AQUILO QUE DILMA E TEMMER FIZERAM EM 2016
TODOS OS CRÉDITOS É DA FOLHA SÃO PAULO EM 06-02-2022
OLÁ AMIGAS E AMIGOS@@@@@@
PODEM RECLAMAR DOS PREÇOS, MAIS NAO DO JAIR BOLSONARO.......... ..
VEJAM AQUILO QUE DILMA E TEMMER FIZERAM EM 2016
TODOS OS CRÉDITOS É DA FOLHA SÃO PAULO EM 06-02-2022
Ele lembra
que, antes do PPI, não havia uma política de preços objetiva, e a Petrobras
decidia por meio de seu acionista principal, a União. Em vários momentos, o
preço da gasolina e do gás estavam descolados dos preços internacionais.
"Podemos
fazer uma política específica para famílias mais pobres que não conseguem
comprar gás de cozinha. Não dá para fazer isso em larga escala, com gasolina e
diesel. O ideal é fazer isso pelo Orçamento, do jeito que era feito, era como
se o custo não existisse."
A política da Petrobras para os preços de combustíveis —cujos aumentos sucessivos têm se refletido no bolso dos motoristas e na inflação— divide os pré-candidatos à Presidência e deve estar em debate até o pleito de outubro.
O chamado PPI (Preço de Paridade de Importação) foi implementado em 2016, durante o governo Michel Temer (MDB) e na gestão do ex-presidente da Petrobras Pedro Parente.
A política foi mantida por Jair Bolsonaro (PL), e o atual presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, defendeu recentemente que a petroleira tem de praticar os preços de mercado e não pode fazer política
O PPI
(Preço de Paridade de Importação) foi implementado em 2016. Foi uma resposta à
política anterior, de controle de preços, praticada com maior destaque durante
a presidência de Dilma Rousseff (PT)
O PPI
reflete os custos de internalizar o produto —considera o preço de aquisição do
combustível (geralmente tendo como referência o que é negociado nos Estados
Unidos), mais os custos logísticos e margens de remuneração de riscos da
operação
Quando o
barril de petróleo sobe de preço no exterior e o real se desvaloriza ante o
dólar, como agora, o combustível fica mais caro para o consumidor brasileiro
Os
críticos dizem que a paridade internacional prejudica o consumidor e favorece
os acionistas. No ano passado, a empresa pagou R$ 62 bilhões em dividendos,
enquanto os combustíveis foram os grandes vilões da inflação em 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário