sexta-feira, 13 de novembro de 2009

APPELUZ participa do Seminário do IDRSISAL

REPRESENTANTES DA APPELUZ PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO SOBRE A PODRIDÃO VERMELHA DO SISAL PROMOVIDO PELO IDRSISAL DE VALANTE-BAHIA.

O Instituto de Desenvolvimento da Região do Sisal - IDRSisal, realizou, no dia 10/11/2009, (terça-feira), em Valente/BA, o Seminário sobre a Podridão Vermelha do Sisal, com o objetivo de apresentar e discutir estudos e propostas relacionadas ao manejo da cultura, aspectos epidemiológicos e o controle da podridão vermelha do sisal na Bahia.

O evento contou com a participação de 140 pessoas, dentre produtores rurais, estudantes, técnicos agrícolas e autoridades políticas da região, e com o apoio das seguintes instituições: Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, ADAB, APAEB, UFRB, Codes Sisal, CAR, SEBRAE, UEFS, Embrapa Semiárido/Projeto Agrofuturo, Sindifibras, Prefeitura Municipal de Valente, CDM/FUMAC e Jornal Tribuna da Bahia.

No período da manhã as pesquisadoras Kátia Cristina Magalhães, da ADAB e Ana Cristina Fermino, da UFRB, palestraram sobre a podridão vermelha do sisal na Bahia, destacando a prevalência da doença em 20 municípios pesquisados e a incidência em todos os municípios, com a maior infestação nos municípios de Valente e Araci, com 33% de incidência.

O Dr. Diógenes Batista, da EMBRAPA Semiárido, explanou sobre a prevenção e controle da podridão vermelha do sisal e os pesquisadores Sandra Regina Queiroz, da UEFS e Domingos Badaró, do IDRSisal, falaram sobre a produção de biomudas de sisal e manejo orgânico.
Na parte da tarde, os participantes e pesquisadores visitaram a Fazenda Lagoa do Meio, no município de São Domingos, onde foi aplicada a parte prática do seminário, com a apresentação de alternativas de plantio com a utilização de produtos orgânicos e tratos para a prevenção e controle da podridão vermelha do sisal.
COMENTE A METÉRIA DO IRDSISAL VOCE ESTÁ NO BLOGDOJAZIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário